O PROJETO AQUI TEM COISA QUE UMA IDEALIZAÇÃO DA ESCOLA BATISTINA BRAGA, O QUAL REPERCUTE MUITO NA COMUNIDADE ESCOLAR ASSAREENSE COM O DESDOBRAMENTO DAS AÇÕES EDUCATIVAS DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS.
Para o 1º semestre de 2011 através do Projeto Aqui tem Coisa está sendo lançados os concursos: POESIA, REDAÇÃO E CARTAZ , que por objetivo desenvolver no educando o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a valorização da cultura local tendo como referência a obra do Poeta Patativa do Assaré e sua importância cultural.
VEJA OS REGULAMENTOS:
REGULAMENTO DO CONCURSO DE CARTAZES
I - CONCURSO
No âmbito do Projeto “Aqui Tem Coisa” a Escola Batistina Braga lança o concurso para a elaboração de cartazes, sob o tema “NAS ASAS DO PATATIVA”, destinado aos alunos do 6º ao 9º ano. Os cartazes deverão subordinar-se as Poesias do Poeta Patativa do Assaré.
II - OBJETIVO
O concurso tem como objetivo envolver os alunos das Escolas Batistina Braga na realização de cartazes, em virtude da semana que é comemorado o aniversário do Poeta Patativa do Assaré..
III - PARTICIPANTES
O concurso está aberto a todos os alunos regularmente matriculados na escola. Todos estão convidados a participar e nenhum pode ser discriminado com base na idade, sexo, crenças religiosas, limitações intelectuais ou motoras, competências específicas ou área de ensino.
IV - DOS TRABALHOS
Serão aceitos somente trabalhos inéditos, (concordantes com a finalidade do concurso), individuais, produzidos por iniciativa do(s) aluno(s) ou sob a orientação do professor;
Os trabalhos deverão ser subordinados ao tema do Projeto “Aqui tem coisa” e os alunos criarão o seu cartaz baseado em uma Poesia do Poeta.
O cartaz não deverá conter nenhum outro texto;
São aceitos trabalhos em qualquer suporte físico, elaborados com qualquer técnica de desenho e pintura;
Os trabalhos devem ser correspondentes as dimensões de uma folha de
cartolina;
V - DA SELEÇÃO
Será realizada pelos Professores de cada turma, onde selecionarão os três melhores cartazes para a final que acontece no dia 03(três) de março.
Cada aluno poderá participar dessa seleção com um único cartaz.
VI – DA ENTREGA DOS TRABALHOS
Os cartazes selecionados deverão ser entregues ao Núcleo Gestor da escola, até o dia 25 de fevereiro de 2011.
Serão desconsiderados os cartazes que não obedecerem aos critérios deste Regulamento, bem como os que fugirem ao tema proposto pelo projeto.
VII – DA PREMIAÇÃO
O prêmio será definido pelo núcleo gestor da Escola.
O local para a premiação do 1º e 2º lugares será no Pátio da Escola no dia 03 de Março, data que antecede o aniversário do Poeta Patativa do Assaré, nos turnos manhã, tarde e noite.
VIII – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Antes de se iniciar a seleção do vencedor, o júri apreciará todos os cartazes apresentados para verificar se estes se encontram nas condições exigidas pelo presente regulamento, excluindo naturalmente todos aqueles que não o cumpram.
Os vencedores serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: adequação da mensagem de acordo com o objetivo;
Clareza da mensagem e originalidade do trabalho.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Os trabalhos entregues não serão devolvidos, pois os mesmos ficarão expostos no Mural da Escola.
REGULAMENTO DO CONCURSO DE REDAÇÃO
I – DO OBJETIVO
Art. 1º. Desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio de alunos da Escola Batistina Braga, valorizando a produção de texto, por meio da reflexão sobre o Poeta Patativa do Assaré e sua importância Cultural.
II – DO TEMA
Art. 2º. O tema para redação será: NAS ASAS DO PATATIVA
Parágrafo Único: Tendo em vista estimular a leitura e o acesso à biblioteca do Município e das Obras do Poeta, disponíveis na Escola, o aluno poderá usar o laboratório de Informática, para subsidiar as discussões e/ou reflexões sobre o tema proposto. Os participantes terão total liberdade de buscar outras fontes, desde que se contemple o tema proposto.
III – DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
Art. 3º. O concurso abrangerá a categoria ALUNOS DO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA BATISTINA BRAGA (8ª ao 9ª ano),
a) As redações devem ser inéditas e redigidas, obrigatoriamente, em folha de papel almaço branco;
b) Cada participante deverá concorrer, individualmente, com apenas uma redação;
c) A redação (texto dissertativo, narrativo e descritivo ) deverá ser original, inédita, criativa, coerente, pertinente ao tema, com idéias e vocabulários compatíveis à sua categoria. Não podendo constar desenhos, ilustrações, colagens ou enfeites de qualquer natureza;
d) O texto deverá ter no mínimo 20 e no máximo 40 linhas.
IV – DA SELEÇÃO
Art. 4º.
Será realizada pelos Professores de cada turma, onde selecionarão para a final que acontece no dia 03(três) de março, as três melhores redações, conforme a categoria de tipo textual (dissertativo, descritivo, narrativo );
§1º Cada aluno poderá participar dessa seleção com uma única redação.
V – DA ENTREGA DOS TRABALHOS
Art. 5º. As redações selecionadas deverão ser entregues ao Núcleo Gestor da escola, até o dia 25 de fevereiro de 2011.
§ 1º Não serão aceitas redações digitadas ou datilografadas;
§ 2º A redação escolhida não poderá ter sido publicada em nenhuma espécie de veículo nem ter sido inscrita em qualquer outro tipo de concurso;
§ 3º serão desconsideradas as redações que não obedecerem aos critérios deste Regulamento, bem como as que fugirem ao tema da redação ou possuírem dados pessoais incorretos e/ou incompletos.
VI – DA PREMIAÇÃO
Art. 6º. O local para a premiação do 1º e 2º lugares será no Pátio da Escola no dia 03 de Março, data que antecede o aniversário do Poeta Patativa do Assaré, nos turnos manhã, tarde e noite.
VII – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Art. 7º. Critérios para Avaliação de Redação:
1. Adequação do título ao texto.
2. Originalidade e criatividade.
3. Presença da idéia central e idéias secundárias, com argumentação consistente, pertinência, suficiência e relevância.
4 Adequação do registro lingüístico .
5. Propriedade e variedade do vocabulário.
6.Distribuição, ordenação e encadeamento adequados das idéias.REGULAMENTO DO CONCURSO DE POESIA
I – DO OBJETIVO
Art. 1º. No intuito de criar e consolidar hábitos de leitura e valorizar esta expressão literária, a Escola Batistina Braga pretende por meio de estudos sobre o Poeta Patativa do Assaré e sua importância Cultural instituir o “Concurso de Poesia”.
II – DO TEMA
Art. 2º. O tema da poesia será: NAS ASAS DO PATATIVA
Parágrafo Único: Tendo em vista estimular a leitura e o acesso à biblioteca do Município e das Obras do Poeta, disponíveis na Escola, o aluno poderá usar o laboratório de Informática, para subsidiar as discussões e/ou reflexões sobre o tema proposto. Os participantes terão total liberdade de buscar outras fontes, desde que se contemple o tema proposto.
III – DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
Art. 3º. O concurso abrangerá a categoria ALUNOS DO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA BATISTINA BRAGA (6ª e 7ª ano),
a) As poesias devem ser inéditas e redigidas, obrigatoriamente, em folha de papel almaço branco;
b) Cada participante deverá concorrer, individualmente, com apenas uma poesia;
c) A poesia deverá ser original, inédita, criativa, coerente, pertinente ao tema, com idéias e vocabulários compatíveis à sua categoria. Não podendo constar desenhos, ilustrações, colagens ou enfeites de qualquer natureza;
IV – DA SELEÇÃO
Art. 4º. Os participantes serão avaliados pelo professor de cada turma, onde selecionarão para a final que acontece no dia 03(três) de março, os três melhores poemas.
§1º Cada aluno poderá participar dessa seleção com uma única poesia.
V – DA ENTREGA DOS TRABALHOS
Art. 5º. As poesias selecionadas deverão ser entregues ao Núcleo Gestor da escola, até o dia 25 de fevereiro de 2011.
§ 1º Não serão aceitas poesias digitadas ou datilografadas;
§ 2º A poesia escolhida não poderá ter sido publicada em nenhuma espécie de veículo nem ter sido inscrita em qualquer outro tipo de concurso;
§ 3º Serão desconsideradas as poesias que não obedecerem aos critérios deste Regulamento, bem como as que fugirem ao tema.
VI – DA PREMIAÇÃO
Art. 6º. O local para a premiação do 1º e 2º lugares será no Pátio da Escola no dia 03 de Março, data que antecede o aniversário do Poeta Patativa do Assaré, nos turnos manhã, tarde e noite.
VII – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Art. 7º. Critérios para Avaliação de Poesia:
1. Adequação do título ao texto;
2. Originalidade e criatividade;
3. Adequação do registro lingüístico.